Abordagem clínica - teorias psicodinâmicas
Eu escrevi um texto bem curtinho falando sobre teorias psicodinâmicas e suas aplicações na clínica. Vamos lá?
Daiane Coelho
5/8/20242 min read
Daiane, o que você quer dizer quando fala em abordagem usando teorias psicodinâmicas?
Olá, que prazer ter você aqui!
A psicologia clínica é uma área de estudos e práticas muito ampla, vários campos foram se desenvolvendo no decorrer do último século. As modalidades de psicoterapia foram inaugurando diferentes formas de entender os comportamentos, emoções e pensamentos que temos.
Você já se perguntou por que tem dificuldade de lidar com situações que outras pessoas a sua volta parecem manejar de forma tranquila, e isso te gera angústia, ansiedade, ou um nó na boca do estômago? Talvez você já tenha se perguntado por que encontra dificuldades para impor limites, ou mesmo para saber quais são os limites que você quer estabelecer. Ou quem sabe você tenha se perguntando por que não consegue transformar comportamentos ou hábitos que você jurou para si que iria mudar. Ou ainda, por que você enfrenta problemas parecidos mesmo que esteja em relacionamentos diferentes. Talvez uma combinação dessas e outras questões estejam impactando seu bem-estar, humor, relacionamentos, trabalho, sono, alimentação, etc.
Há muitas formas de explorar as respostas a estas perguntas, mas aqui eu quero ilustrar em linhas gerais como as teorias psicodinâmicas entendem a origem e a manutenção desses impasses da vida humana.
Para começar, é importante dizer que teorias psicodinâmicas compreendem a mente humana a partir das nossas relações primárias (como é a sua família e como são as relações entre você e as outras pessoas da sua família?) e da formação da personalidade (como é que você lida com conflito ou com a crítica? como é que você se sente valorizada como pessoa?), tudo isso envelopado pelo contexto social e cultural que determinam estruturas e sistemas com os quais a pessoa tem de se a ver.
A relação entre psicoterapeuta e cliente também é um material importante da psicoterapia psicodinâmica porque esta relação é um ‘protótipo’ de como você se relaciona com pessoas. Em outras palavras, na medida em que emoções tanto "positivas" quanto "negativas" surgem nesta relação terapeuta-cliente estes afetos são pontes para a gente estudar o lugar de origem dessas emoções, e dos comportamentos e pensamentos associados a ela.
O método central da psicoterapia psicodinâmica é colocar em evidência padrões de comportamento, emoções e pensamentos, ou dito de outra forma, chamar atenção às repetidas dinâmicas das suas relações com outras pessoas que você talvez não perceba, ou talvez até perceba, mas não consegue entender de onde vem ou como fazer para mudar. E mudança é um foco importante na psicoterapia! Além dessa tarefa de observação atenta às histórias que você conta sobre você em relação com outros, um importante papel meu como psicoterapeuta é o de facilitar que você desenvolva habilidades emocionais ou comportamentais que ficaram ‘faltando’ quando você estava se desenvolvendo e ao desenvolvê-las você começa a trilhar seu caminho para um vida mais autêntica.
Espero que esse texto tenha ajudado a explicar um conceito a mais do ‘psicologuês’! Entre em contato para agendar uma consulta inicial de 30 minutos gratuita onde vamos conversar sobre seus objetivos e como seria um processo de psicoterapia online e em português comigo.